Odonto Prest-Service

Exodontia do Siso

2

Quem nunca ouviu?
– Caramba, meu dentista disse que tenho que extrair meus sisos.
– Meus dentes do juízo estão doendo.
– Filha agora que você fez 18 anos temos que ver como estão seus sisos.
Vamos então explanar sobre este assunto.

Primeiramente o verdadeiro nome do siso é Terceiro Molar, é o ultimo dente de nossa arcada dentária, normalmente possuímos 4 Terceiros Molares, 2 superiores e 2 inferiores, sendo 1 de cada lado. Eles nascem normalmente entre 17 e 20 anos e quando não aparecem pode ser por dois fatores, a pessoa não possui este dente ou ele está preso dentro do osso( retido ou impactado ).

Hoje em dia os dois fatores são muito comuns, devido a evolução do ser humano o aumento do cérebro e conseqüentemente da caixa craniana tem diminuído o espaço para a erupção destes dentes, bem como a dieta mais mole moderna não proporcionar um bom desenvolvimento dos ossos da face, diminuindo também estes espaços. Só por curiosidade os primatas além dos Terceiros Molares possuíam Quartos Molares devido a sua alimentação ser bem mais dura.

Portanto aparecendo ou não os Terceiros Molares estes devem ser avaliados por uma série de fatores que iremos descrever agora:

1) Inflamação Gengival: devido o dente não estar no devido lugar a gengiva não fica bem adaptada portanto propicia a reter alimento entre ela e o dente causando inflamação e ou infecção da gengiva ao redor

2) Cárie: o mal posicionamento destes dentes pode causar cárie tanto do Terceiro como do Segundo Molar.

3) Inflamação do osso: quando o dente não erupciona normalmente, a membrana que envolve o dente inflama o osso ao redor .

4) Formação de Tumores ou Cistos : está membrana que envolve o dente pode também se transformar em Tumor ou Cisto ocasionando um grave problema.

5) Má erupção do Segundo Molar: o Terceiro Molar quando muito inclinado pode empurrar o Segundo Molar causando uma erupção errada deste dente.

6) Apinhamento Dental: os sisos podem também empurrar os dentes em geral causando um desarranjo destes, deixando eles não alinhados

7) Fratura do osso Mandibular: a má posição dos sisos pode enfraquecer o osso Mandibular causando sua fratura.

Devido a todos estes fatores é que todos devem ser avaliados pelo seu dentista quanto a possibilidade ou não da permanecer estes dentes em sua arcada.

O bom resultado pós cirúrgico está intimamente relacionado com o ambiente sem contaminação, pela cirurgia realizada por Cirurgião bem treinado ocasionando menor agressão possível ao paciente e uso de medicamentos adequados.

Certifique-se quanto a especialização de seu Cirurgião, pela forma de esterilização da sala e instrumental e da forma de trabalho de sua equipe de assistentes, pois assim você terá segurança que será realizado um trabalho correto.

Dr. Luis Gustavo Trevisan de Souza